SubHero Banner
Start
Text

Melhorando a produtividade no trabalho

É crescente o número de trabalhadores que procuram apoio no EAP - Programa de Assistência ao Empregado para tratar de problemas simples a casos delicados, dentro e fora da família, que afetam a sua saúde e bem-estar.

Assista ao vídeo com Carmem Cremonezi, gerente de Operações de Bem-Estar, e saiba mais sobre como enfrentar a depressão no ambiente de trabalho.

Video Component

[Carmen Cremonese]


Olá, pessoal. Meu nome é Carmen Cremonese, gerente de operações de bem-estar da Optum no Brasil, e vim aqui hoje falar sobre depressão no ambiente de trabalho.

A depressão é hoje um dos principais males da saúde que afetam trabalhadores brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2020, a depressão será a maior causa de afastamento das atividades profissionais no mundo.

No Brasil, 48% dos afastamentos dos trabalhadores por mais de 15 dias são decorrentes de algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles. Para se ter uma ideia, em 2017 realizamos um levantamento para entender por qual motivo os trabalhadores procuravam o programa de assistência ao empregado.

Esse programa consiste em uma solução estratégica cada vez mais implementada pelas empresas, na busca da melhoria da saúde do trabalhador. Baseado em quatro grandes pilares:saúde, assistência financeira, jurídica e social.

Nessa pesquisa identificamos que aproximadamente 33% foram decorrentes de algum transtorno mental, entre eles depressão. Esses trabalhadores que procuraram o programa tinham entre 30 e 39 anos, fato que nos assusta bastante. E o RH? O que o RH vem fazendo para resolver essas questões

e como nós podemos ajudá-los?

Um dos principais instrumentos dos Rhs para lidar com a depressão no ambiente de trabalho é a oferta de programas de assistência ao empregado, conhecido também como EAP. São programas oferecidos a funcionários e seus familiares para ajudá-los a gerenciar melhor as questões sensíveis relacionadas à saúde mental, entre elas estresse, ansiedade e depressão.

Mais importante ressaltar que o EAP também oferece assistência jurídica, financeira e social, permitindo ao colaborador tratar de todas as questões que possam influenciar no seu desempenho no ambiente de trabalho.

Esse apoio permite ao trabalhador e seus familiares terem maior tranquilidade no seu dia a dia.