Política de Privacidade
Data de Vigência: 13 de maio de 2024.
Índice desta Política de Privacidade
• Sobre esta Política de Privacidade e Nosso Compromisso com a Sua Privacidade
• Informações Abordadas por esta Política de Privacidade
• Uso das Informações
• Divulgação de Informações
• Práticas de segurança
• Gerenciar e Atualizar Informações: Seus Direitos
• Modificações à presente Política de Privacidade
Sobre esta Política de Privacidade e Nosso Compromisso com a Sua Privacidade
A Optum Brasil (“Optum”, “nós”, “nosso(a)”) presta serviços (conjuntamente, a “Plataforma”) relacionados à saúde e
bem-estar emocional. Colaboramos com parceiros por todo o sistema de saúde. Divulgamos esta política de
privacidade (“Política de Privacidade”) para definir as informações que a Optum poderá coletar dos usuários que
acessam nossa Plataforma (“Usuários”, “você”) e como poderemos utilizar e divulgar essas informações. Aqui também
estão descritas as opções disponíveis para você em relação ao uso de suas informações e como você pode gerenciar
e atualizar essas informações. Todos os produtos e serviços regidos por esta Política de Privacidade incluirão um link
e/ou cópia desta Política de Privacidade na página inicial do website aplicável.
Seu Consentimento com esta Política de Privacidade ao Usar a Plataforma
Leia cuidadosamente esta Política de Privacidade. Conforme descrito nesta Política de Privacidade, poderemos utilizar
e divulgar suas informações para fornecer-lhe produtos e serviços e para melhorar sua experiência de uso desses
produtos e serviços. Ao utilizar a Plataforma ou qualquer outro website ou serviço online no qual esta Política de
Privacidade seja publicada, você concorda com nossa coleta, uso, divulgação e armazenamento de informações,
conforme descrito nesta Política de Privacidade. Caso não concorde com os termos aqui dispostos, solicitamos que
não utilize nossos produtos e serviços.
Não venderemos suas informações a terceiros, inclusive data brokers ou comerciantes, sem obter um consentimento
distinto de sua parte para tanto. Exceto se você conceder seu consentimento, não permitiremos que terceiros
apresentem propagandas aos Usuários na Plataforma.
Como Entrar em Contato Conosco com Perguntas sobre esta Política de Privacidade
Caso tenha dúvidas ou reclamações sobre nossa Política de Privacidade ou práticas de privacidade, entre em contato conosco: Optum Brasil Aos cuidados de: Governança da Informação, Avenida das Nações Unidas, nº 14.171, 15º Andar, sala 1545, Marble Tower CEP 04794-000 São Paulo/SP - Brasil.
Informações Abordadas por esta Política de Privacidade
Queremos que você tenha uma compreensão clara das informações abordadas por esta Política de Privacidade. Coletaremos informações sobre você de várias maneiras, inclusive diretamente de você, por meios automáticos ou de terceiros. As informações coletadas dependerão da maneira como você utiliza a Plataforma.
Informações Prestadas Diretamente por Você à Optum
Ao utilizar a Plataforma, você poderá fornecer determinadas informações diretamente para nós. Para oferecer uma experiência personalizada e aprimorar nossos serviços, poderemos coletar informações de identificação pessoal, tais como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, número de telefone, endereço de e-mail, data de nascimento, gênero, estado civil, escolaridade, se menor de idade: nome, e-mail e telefone do responsável, entre outras informações que você fornecer voluntariamente ao acessar a Plataforma. Se você criar uma conta na Plataforma, as informações da sua conta incluirão um nome de usuário escolhido por você e sua conta será protegida por uma senha de sua escolha, ambos pessoais e intransferíveis.
Como fornecedor de serviços relacionados à gestão de saúde, poderemos coletar informações relacionadas à sua saúde, histórico médico, tratamentos, prescrições, entre outros dados pertinentes. Todas as informações médicas e de saúde coletadas serão tratadas com a máxima confidencialidade e em conformidade com as leis aplicáveis.
Informações Automaticamente Coletadas
Poderemos utilizar meios automatizados para coletar informações sobre você, seu computador ou outro dispositivo que você utilizou para acessar a Plataforma e seu uso da Plataforma. Estes meios automatizados incluem tecnologias comuns, como cookies ou tecnologias semelhantes. Estas tecnologias nos ajudam a administrar os Serviços, rastrear as interações dos Usuários com os Serviços, coletar informações demográficas sobre nossa base de usuários como um todo, e de outra forma fornecer conteúdo relevante para você. Coletamos informações de e sobre os dispositivos que você utiliza para acessar os Serviços. Isto inclui informações como endereços de Protocolo de Internet (“IP”), o tipo de navegador e dispositivo que você usa, as configurações de região e idioma do seu dispositivo e identificadores associados aos seus dispositivos. Se você prestar consentimento, seus dispositivos, dependendo de suas configurações, também poderão transmitir informações de localização para nós, de forma a permitir que você receba informações mais relevantes de prestadores de serviços terceirizados e fornecedores que atuam em nosso nome, caso você tenha concordado em receber essas informações.
Também coletaremos, analisaremos e armazenaremos automaticamente informações sobre suas interações com os Serviços, como tempos de resposta da página, informações de interação da página (como rolagem, cliques e passagens do mouse), dados técnicos (incluindo relatórios de falhas) e a página da web que você visitou antes de entrar em nossa Plataforma ou depois de acessá-lo.
Cookies e Tokens
Cookies são arquivos que os websites enviam para o seu computador ou outro dispositivo conectado à Internet para identificação exclusiva do seu navegador ou para o armazenamento de informações ou configurações em seu dispositivo. Nossa Plataforma poderá utilizar cookies de sessão para entender melhor como você interage com nossos serviços, monitorar o uso agregado pelos Usuários e melhorar nossos serviços. Seu navegador poderá informar-lhe sobre como será notificado ao receber determinados tipos de cookies e como restringir ou desabilitar determinados cookies. Observe, entretanto, que, sem cookies, você poderá não ser capaz de utilizar todos os recursos da nossa Plataforma.
Nossos cookies, tokens e tecnologias semelhantes (conjuntamente, “Tecnologias de Rastreamento”) também são utilizados para administrar a Plataforma, inclusive, entre outros, para autenticação, gravação das configurações dos Usuários, personalização do conteúdo e layout da Plataforma para os Usuários, contato com relação ao site, e para melhorar nossas operações internas, o conteúdo da nossa Plataforma e os nossos serviços. Os Usuários poderão controlar o uso, recusar ou desabilitar algumas Tecnologias de Rastreamento em nível individual do navegador. Se você recusar ou desativar as Tecnologias de Rastreamento, você ainda poderá utilizar nossa Plataforma, mas sua capacidade de utilizar determinados recursos ou áreas da Plataforma poderá ser limitada. Utilizamos Tecnologias de Rastreamento para identificar seu dispositivo e acompanhar sua sessão de Internet em nossa Plataforma. Ao utilizar estas Tecnologias de Rastreamento, poderemos encerrar automaticamente sua sessão em nossa Plataforma após um período de inatividade (conforme determinado por nós, a nosso exclusivo critério). Também utilizamos Tecnologias de Rastreamento que nos permitem reconhecer seu dispositivo quando você retorna à Plataforma dentro de determinado período (conforme determinado por nós, a nosso exclusivo critério) e realizam automaticamente o seu login à sua conta conosco. EXCETO SE VOCÊ REALIZAR AFIRMATIVAMENTE O LOGOUT DA SUA CONTA ANTES DO ENCERRAMENTO DA SUA SESSÃO (por sua ou nossa conta), O SEU LOGIN SERÁ FEITO AUTOMATICAMENTE NA PRÓXIMA VEZ QUE VOCÊ OU QUALQUER USUÁRIO DO SEU DISPOSITIVO VISITAR NOSSA PLATAFORMA dentro do período de tempo determinado por nós. Se você não desejar que o login automático seja realizado na próxima vez que você (ou alguém utilizando seu dispositivo) iniciar uma sessão em nossa Plataforma (utilizando o mesmo dispositivo que está sendo usado em sua sessão atual), você deverá realizar o logout de sua conta (i) antes de encerrar sua sessão, ou (ii) se permanecer inativo em nossa Plataforma por mais que alguns minutos.
Registros Web
Conjuntamente com a coleta de dados por meio de cookies e a fim de determinar erros, os servidores Web poderão elaborar registros, como registros do tipo do seu dispositivo, tipo de sistema operacional, identificador de publicidade
de dispositivo, tipo de navegador, domínio e outras configurações do sistema, bem como o idioma que o seu sistema utiliza e o país e fuso horário do local onde seu dispositivo está localizado. Os registros do servidor Web também poderão registrar o endereço da página da Web que o encaminhou para a nossa Plataforma, o endereço IP (e cidade e estado ou província associados ao endereço IP) do dispositivo que você utiliza para se conectar à Internet, e dados sobre sua interação com nossa Plataforma, como as páginas que você visita.
Analítica Online
Poderemos utilizar serviços de analítica da web terceirizados em nossa Plataforma, como os da Adobe Analytics. Estes prestadores de serviços utilizam os tipos de tecnologia descritos nesta seção “Informações Automaticamente Coletadas” para nos ajudar a analisar como os Usuários utilizam a Plataforma, inclusive pela observação da Plataforma de terceiros de onde os Usuários chegam. As informações (inclusive o seu endereço IP) coletadas pela tecnologia serão divulgadas ou coletadas diretamente por estes prestadores de serviço, os quais utilizam as informações para avaliar o seu uso da Plataforma. Para impedir o uso das suas informações para fins de analítica pela Adobe Analytics, você poderá visitar a página “Opt Out” [Exclusão] do Adobe.
Tecnologias Adicionais em Optum.com.br e Outros Websites
Nossos websites corporativos e outros websites, como o Optum.com.br, poderão conter tecnologias adicionais, como as descritas neste instrumento. Ao interagir com nosso conteúdo em ou por meio de plataformas, plug-ins, integrações ou aplicativos de terceiros, você poderá permitir que tenhamos acesso a determinadas informações em seu perfil nesses serviços, plataformas, plug-ins, integrações ou aplicativos. Para obter uma descrição de plataformas, plug-ins, integrações ou aplicativos de terceiros que manuseiam suas informações, consulte suas respectivas políticas de privacidade e termos de uso, que podem permitir que você modifique suas configurações de privacidade.
No Optum.com.br e em outros websites, também poderemos permitir que prestadores de serviços terceirizados utilizem cookies e outras tecnologias para coletar informações e rastrear atividade de navegação ao longo do tempo e em websites de terceiros, como navegadores utilizados para ler nossa Plataforma, quais websites estão direcionando tráfego ou links para os websites, e entregar anúncios direcionados a você em websites de terceiros. Não controlamos estas tecnologias de terceiros e seu uso é regido pelas políticas de privacidade dos terceiros que utilizam essas tecnologias. Para maiores informações sobre redes de publicidade de terceiros e de pessoas jurídicas semelhantes que utilizam estas tecnologias, acesse o website http://www.aboutads.info/consumers, e para cancelar as práticas de publicidade dessas redes de anúncios e serviços, acesse os websites www.aboutads.info/choices e http://www.networkadvertising.org/choices. Ao clicar no link, você poderá optar por cancelar essa publicidade de todas as empresas de publicidade participantes ou aceitar somente publicidade fornecida por empresas de publicidade específicas. Não controlamos estas escolhas de cancelamento.
Uso das Informações
Uso e Armazenamento de Informações para o Fornecimento a Você da Plataforma e Serviços Relacionados
A Optum poderá utilizar e armazenar suas informações para realizar atividades associadas ao fornecimento da Plataforma e dos Serviços, como: (i) se você precisar se cadastrar para utilizar a Plataforma e fazer login de outra forma na Plataforma, inclusive a autenticação de sua identidade, se aplicável, e de outra forma permitir seu acesso à Plataforma; (ii) solução de controvérsias e/ou solução de problemas; (iii) verificação da sua conformidade com suas obrigações de acordo com nossos Termos de Serviço ou demais políticas da Optum; (iv) melhoria da qualidade da Plataforma, (v) atendimento a qualquer solicitação feita por você; (vi) comunicação com você; (vii) conexão com você e fornecimento de informações relacionadas a serviços, prestadores de serviços, recompensas, recursos ou programas aos quais você possa ter acesso; (viii) fornecimento do conteúdo da Plataforma, inclusive, entre outros, geração de recomendações (como atividades recomendadas da Plataforma) e processamento de suas preferências e solicitações; (ix) análise, e personalização da Plataforma, inclusive por meio da entrega de conteúdo e comunicações sob medida; (x) de outra forma, conforme instruído por você ou previsto neste documento.
A Optum poderá enviar a você quaisquer notificações e/ou comunicações de marketing utilizando as informações fornecidas por você. Você poderá optar por não receber mais comunicações futuras da Optum, por meio dos canais disponibilizados pela Optum.
O embasamento legal da Optum para o tratamento das suas informações inclui o tratamento que é necessário para a execução do contrato que liga a Optum a você, bem como nossos interesses legítimos, inclusive os descritos acima, para realizar as funções necessárias para fornecer a você a Plataforma e os Serviços. Quando necessário e aplicável, também poderá ser baseado em seu consentimento, o qual poderá ser posteriormente retirado a qualquer momento, ao entrar em contato conosco pelo endereço de e-mail information_goverance@optum.com, sem afetar a legalidade do tratamento com base no consentimento antes de sua retirada.
Criação e Uso de Dados Combinados, Dados Desidentificados e Dados Agregados
Podemos, ainda, utilizar informações agregadas e anonimizadas para fins estatísticos, análises de tendências, pesquisas de mercado e outros fins comerciais legítimos, preservando a privacidade dos Usuários.
Conforme permitido por lei e pelos contratos da Optum celebrados com fornecedores terceirizados aplicáveis, agindo em nome da Optum, eles poderão agregar e/ou desidentificar suas informações (o que significa que você não será mais identificável a partir delas) e/ou, com o seu consentimento, combinar suas informações com outras informações mantidas ou disponíveis à Optum, e utilizar ou divulgar essas informações da seguinte forma: • Poderemos divulgar dados desidentificados, de forma anonimizada, para fins acadêmicos e de estatística. • Poderemos utilizar dados agregados ou combinados para nos comunicarmos com você sobre a Plataforma e/ou nossos produtos e serviços e divulgar esses dados agregados ou combinados aos Parceiros da Optum com relação ao fornecimento da Plataforma. • Poderemos também utilizar e divulgar dados desidentificados, dados agregados desidentificados e/ou dados combinados desidentificados para qualquer finalidade comercial, o que pode incluir, entre outros, melhorias em nossos produtos e serviços, realização de analíticas, como a avaliação da nossa Plataforma e desenvolvimento de benefícios, programas e serviços adicionais, e divulgação aos Parceiros da Optum para fins de analítica.
Retenção de Dados
A retenção de dados é realizada de acordo com os princípios de necessidade e proporcionalidade. Mantemos suas informações apenas pelo tempo necessário para cumprir os propósitos descritos nesta Política de Privacidade, a menos que haja uma base legal ou regulamentar que exija ou permita a retenção por um período mais longo. Os critérios utilizados para determinar o período de retenção dos dados pessoais e de saúde podem variar de acordo com a natureza das informações e os requisitos legais aplicáveis. Alguns dos fatores considerados na definição do prazo de retenção incluem:
a) Finalidade da Coleta: Consideramos o motivo específico pelo qual as informações foram coletadas e se ainda são necessárias para a prestação de nossos serviços ou para cumprir outras finalidades legítimas.
b) Cumprimento de Contratos: Quando os dados são necessários para cumprir obrigações contratuais com você ou com terceiros, eles serão retidos pelo período necessário para essa finalidade.
c) Requisitos Legais: Se estamos sujeitos a obrigações legais que demandam a retenção das informações por um período específico, atenderemos a essas exigências.
d) Período de Prescrição: Quando as informações são utilizadas para defesa de direitos legais em litígios, poderemos retê-las até que o período de prescrição aplicável seja encerrado.
e) Necessidades Operacionais: Em alguns casos, podemos reter dados por razões operacionais legítimas, como segurança, prevenção de fraudes ou abusos, e melhoria contínua dos serviços.
Após a expiração do período de retenção aplicável, poderemos manter os dados de forma agregada e anonimizada para fins de pesquisa, análise e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Nesses casos, não será possível identificar o Usuário individualmente, preservando sua privacidade.
Durante o período de retenção, as informações pessoais e de saúde são armazenadas de forma segura em nossos sistemas, com medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger contra acesso não autorizado, uso indevido, alteração ou destruição.
Direito dos Titulares
Conforme previsto no artigo 18 da Lei n.º 13.709/18 (“LGPD”), o Usuário, titular dos dados pessoais, tem direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e mediante requisição:
I - Confirmação da existência de tratamento; II - Acesso aos dados; III - Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; IV - Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD; V - Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; VI - Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da LGPD; VII - Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
VIII - Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; IX - Revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º da LGPD.
Divulgação de Informações
Poderemos compartilhar suas informações nas seguintes circunstâncias:
Divulgações a Prestadores de Serviços
A Optum poderá divulgar suas informações a prestadores de serviços ou fornecedores terceirizados que atuam em nosso nome com a finalidade de fornecer a Plataforma e serviços relacionados a você ou outros Usuários, inclusive, entre outros, o seu registro para o uso da Plataforma (por exemplo, autenticação de sua identidade), realização do seu login na Plataforma, fornecimento das informações solicitadas por você por meio da Plataforma ou serviços relacionados, prestação de atendimento ao cliente e conexão com recursos e outros serviços. Os prestadores de serviços ou fornecedores terceirizados que atuam em nosso nome estão autorizados a utilizar suas informações somente com relação à prestação desses serviços para nós ou conforme exigido por lei.
Divulgações Adicionais com o Seu Consentimento
Mediante o seu consentimento, poderemos compartilhar suas informações com terceiros ou permitir que eles coletem informações da Plataforma de determinadas maneiras não especificamente descritas nesta Política de Privacidade.
Segurança e Conformidade com a Lei
Suas informações e o conteúdo das suas comunicações através da Plataforma poderão ser divulgados a terceiros conforme exigido pela lei aplicável nos locais onde a Optum ou fornecedores terceirizados que operam em nosso nome estão localizados, como, por exemplo, para o cumprimento de intimações ou citações semelhantes, ou conforme acreditarmos razoavelmente que a divulgação é necessária para: proteger nossos direitos; executar os Termos de Uso (inclusive investigações de possíveis violações); proteger sua segurança ou a segurança de terceiros; detectar, impedir ou investigar fraudes; relatar atividades impróprias ou ilegais; responder às solicitações de suporte de Usuários; ou responder a uma solicitação do governo.
Subsidiárias e Afiliadas
Exceto conforme proibido por lei ou impedido por contrato, poderemos compartilhar suas informações com quaisquer subsidiárias ou outras empresas afiliadas sob controle comum com a Optum para os fins definidos nesta Política de Privacidade.
Venda, Incorporação ou Operação Semelhante
Poderemos compartilhar suas informações com relação a qualquer incorporação, reorganização, venda de parte ou da totalidade dos nossos ativos, financiamento ou aquisição da totalidade ou parte de nossos negócios por outra empresa, ou para um administrador judicial, interventor ou sucessor de direito, caso em que a referida empresa poderá continuar a tratar suas informações conforme estabelecido nesta Política de Privacidade (exceto conforme proibido por lei).
Usos e Divulgações conforme Exigido ou Permitido por Lei
Na medida em que não seja proibido por lei ou impedido pelos contratos da Optum celebrados com os fornecedores terceirizados aplicáveis que atuam em nome da Optum, a Optum e esses fornecedores terceirizados poderão utilizar e divulgar suas informações conforme exigido ou permitido por lei, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Não Controlamos as Políticas de Privacidade de Terceiros
Nossa Plataforma poderá conter links que permitem que você visite ou utilize outros websites, recursos ou programas de terceiros que não são operados pela Optum. Não temos controle sobre os outros websites, recursos ou programas que você escolhe visitar, e esta Política de Privacidade não se aplica às informações coletadas ou que você fornece ao visitar esses outros websites, recursos ou programas. A conexão ou acesso de outra forma a esses outros websites, recursos ou programas ocorrerá por sua conta e risco. Você deverá consultar as políticas de privacidade, se houver, aplicáveis aos outros websites, recursos ou programas.
Práticas de Segurança
A segurança das suas informações é importante para nós. Seguimos as normas de segurança para proteger as informações que nos são enviadas tanto durante a transmissão como após o seu recebimento. Estas proteções variam com base na confidencialidade das informações que coletamos, tratamos e armazenamos, e no estado atual da tecnologia. Por exemplo, restringimos o acesso às informações aos funcionários da Optum ou fornecedores terceirizados que precisam de acesso a essas informações para prestar os Serviços. Mantemos as proteções físicas, eletrônicas e processuais adequadas para proteger suas informações, inclusive firewalls, senhas individuais e tecnologia de criptografia e autenticação, e tomamos todas as demais medidas administrativas, organizacionais, técnicas, de pessoal e físicas necessárias e adequadas para protegê-las contra o tratamento e uso não autorizados ou ilegais, perda acidental, destruição ou danos, roubo, divulgação ou modificação, bem como para garantir sua integridade. Observe que a Optum utiliza software de criptografia que pode estar sujeito a regulamentações de controle de exportação.
Entretanto, nenhum método de transmissão pela Internet ou método de armazenamento eletrônico é 100% seguro. Portanto, não podemos garantir sua segurança absoluta. Ao divulgar quaisquer informações por meio de rede aberta, como a Internet ou e-mail, você deve considerar que elas são potencialmente acessíveis a terceiros. Caso tenha quaisquer dúvidas sobre a segurança da nossa Plataforma, entre em contato conosco pelo endereço de e-mail information_governance@optum.com.
Certifique-se de Fazer Logoff ao Utilizar Computadores Públicos ou de Terceiros
Conforme descrito acima, utilizamos Tecnologias de Rastreamento que fazem automaticamente o seu login em sua conta mantida conosco, exceto se você realizar afirmativamente o logout de sua conta antes do encerramento da sua sessão (com você ou nós encerrando a sua sessão, por exemplo, em caso de “expiração do tempo” da nossa Plataforma – ou seja, encerramos a sua sessão automaticamente após um período de inatividade, conforme determinado por nós, a nosso exclusivo critério). Se você fizer o login na Plataforma utilizando um computador ou dispositivo público, ou um computador ou dispositivo que pertença ou seja compartilhado com outra pessoa, você deverá realizar afirmativamente o logout da sua conta. Caso contrário, o próximo usuário desse computador ou dispositivo poderá ser capaz de acessar sua conta e suas informações em sua conta se a sessão não tiver terminado.
Transferência de Informações
A Plataforma e suas informações são hospedadas no Brasil. Ao utilizar a Plataforma, você consente com a transferência de suas informações para nossas instalações e para as instalações de terceiros com quem as compartilhamos, conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Se você estiver usando a Plataforma no Brasil, esteja ciente de que suas informações serão transferidas para os Estados Unidos a fim de processar consultas de atendimento ao cliente. Implantamos medidas como cláusulas contratuais padrão de proteção de dados para garantir que quaisquer informações transferidas permaneçam protegidas e seguras. Uma cópia dessas cláusulas pode ser obtida ao entrar em contato conosco, conforme especificado na seção “Como Entrar em Contato Conosco” desta Política de Privacidade.
Gerenciar e Atualizar Informações: Seus Direitos
Os usuários têm o direito, nos termos da legislação aplicável, de se opor ou solicitar a restrição do tratamento dos seus dados pessoais e de solicitar o acesso, retificação, exclusão e a portabilidade das suas próprias informações, dependendo da base legal utilizada pela Optum para cada atividade de tratamento. As solicitações deverão ser enviadas por meio de contato conosco através do endereço de e-mail information_governance@optum.com. Responderemos à sua solicitação dentro de um prazo razoável de acordo com as circunstâncias da sua solicitação e, em qualquer caso, de acordo com as exigências legais.
Além de utilizar as informações de contato acima, você poderá atualizar e/ou excluir determinadas informações ao fazer login na Plataforma e atualizar sua conta. Lembre-se que, no entanto, se já tivermos divulgado algumas dessas informações a terceiros, não poderemos mais acessar essas informações e não poderemos forçar a exclusão ou modificação de quaisquer informações pelas partes a quem fizemos essas divulgações. Determinadas informações são necessárias para que possamos fornecer a Plataforma e os Serviços; portanto, se você excluir essas informações necessárias, você não poderá utilizar a Plataforma ou receber os Serviços.
Se você deseja que a sua conta seja desativada, pode entrar em contato conosco pelo endereço de e-mail information_governance@optum.com ou seguir as instruções na Plataforma. Se você se tornou um Usuário por meio da participação de um Parceiro da Optum em um de nossos programas, você também deverá entrar em contato com
esse Parceiro da Optum. Após recebermos sua solicitação, dentro de um prazo razoável de acordo com as circunstâncias da sua solicitação, desativaremos a sua conta. Por até 30 (trinta) dias, será possível recuperar a sua conta caso ela tenha sido desativada por engano. Após 30 (trinta) dias, iniciaremos o processo de exclusão da sua conta permanentemente de nossos sistemas, e sua conta poderá se tornar irrecuperável. Você reconhece que qualquer conteúdo publicado por você na Plataforma não poderá ser recuperado após a exclusão da sua conta.
Observe, entretanto, que: 1) A Optum (e nossos fornecedores terceirizados agindo em nosso nome), nossos Parceiros da Optum e quaisquer outros terceiros aplicáveis poderão continuar a utilizar e compartilhar para qualquer finalidade dados desidentificados e dados agregados ou combinados desenvolvidos com o uso de suas informações que foram desidentificadas, e 2) a Optum poderá continuar a utilizar as informações de sua conta desativada para fins de cumprimento das regulações aplicáveis. Além disso, observe que, embora você possa desativar sua conta ou solicitar a exclusão das suas informações, poderemos ser obrigados (por lei ou de outra forma, para evitar fraudes, resolver controvérsias ou solucionar problemas) a reter essas informações, caso em que cumpriremos seu pedido de exclusão somente após cumprirmos essas exigências. Também poderemos manter uma cópia de suas informações para proteger nossos direitos legais, como, por exemplo, com relação ao seu uso da Plataforma ou sua concordância com nossos Termos de Uso, conforme permitido ou exigido pela lei aplicável.
Esperamos poder responder a quaisquer perguntas que você faça sobre esta Política de Privacidade e nossa coleta e tratamento de suas informações pessoais. No entanto, se você considerar que o tratamento das suas informações pela Optum viola a lei aplicável, você tem o direito de apresentar uma reclamação perante a sua autoridade de supervisão nacional responsável por garantir a proteção de dados pessoais.
Crianças
A Plataforma não é permitida para crianças menores de 12 (doze) anos. Usuários que tenham entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos somente poderão utilizar a Plataforma após apresentação de autorização firmada por seu representante legal. A proteção da privacidade das crianças é muito importante para nós. Não coletamos informações sobre pessoas que efetivamente sabemos que têm idade inferior a 12 (doze) anos, e nenhuma parte da nossa Plataforma foi concebida para atrair pessoas com menos de 12 (doze) anos. Se descobrirmos posteriormente que uma pessoa física nos forneceu suas informações e a referida pessoa tem menos de 12 (doze) anos de idade, tomaremos medidas para remover as informações desse Usuário dos nossos bancos de dados e impedir que o Usuário utilize a Plataforma.
Modificações à presente Política de Privacidade
Poderemos atualizar periodicamente esta Política de Privacidade para refletir alterações em nossas práticas de informação. Se realizarmos alterações a esta Política de Privacidade, elas serão refletidas em uma Política de Privacidade atualizada que será publicada na Plataforma, e todas as alterações entrarão em vigor após essa publicação ou em qualquer data posterior especificada por nós por escrito. Nós o incentivamos a revisar periodicamente esta página para obter as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade. Você poderá determinar o momento em que esta Política de Privacidade foi revisada pela última vez ao consultar a legenda de “Data de Vigência” na parte superior desta Política de Privacidade. Ao continuar a utilizar a Plataforma ou
quaisquer serviços após a data de vigência de qualquer Política de Privacidade atualizada, você concorda em ser obrigado pelos termos e condições dessa Política de Privacidade atualizada. Como entrar em contato com a Optum para questões de privacidade e proteção de dados? Utilize o seguinte canal de comunicação: E-mail: information_governance@optum.com.